Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Aberta à comunidade do Câmpus primeira exposição da turma especial do curso de Extensão em Fotografia

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2012, 22h21 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2012, 22h21 | Acessos: 3539

Aconteceu na quarta-feira, dia 22 de agosto, às 15h, a abertura da exposição “Meu Amigo”, primeira exposição fotográfica da turma especial do curso de Extensão “Desenvolvendo percepções através da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades específicas visto através das lentes”, realizado no IFRS Câmpus Porto Alegre sob orientação do professor Walter Karwatzki, coordenador de Projetos Culturais do Câmpus.

A atividade ocorreu no segundo andar da sede Centro do Câmpus (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico), onde está localizada a exposição, no saguão próximo à cantina. Toda a comunidade do Câmpus está convidada a prestigiar.

“Meu Amigo” é o resultado do primeiro trabalho dos estudantes do curso de fotografia iniciado em maio deste ano, encerrando o Módulo 1. O Módulo 2 ocorre neste segundo semestre, com previsão de encerramento em dezembro próximo.

A atividade tem como público-alvo doze alunos de duas escolas de educação especial do município de Porto Alegre, a Escola Municipal de Educação Especial Professora Lygia Morrone Averbuck e a Escola Municipal de Educação Especial Professor Elyseu Paglioli. Acompanhando os alunos, três professoras das escolas também participam: Anahí Xavier da Cruz, Anelise Barra Ferreira e Ângela Montanha Aranguez.

O curso é dividido por dois módulos, com aulas sempre às quartas-feiras na sede Centro do Câmpus Porto Alegre. O conteúdo das aulas, além de incluir aspectos teóricos como história da fotografia, tipos de máquinas, conceitos, técnicas, aulas práticas e visitas, prevê a realização de exposições das fotografias feitas pelos estudantes ao longo do projeto.

Segundo o professor Karwatzki, para a realização das exposições fotográficas e confecção do catálogo das fotos, estão sendo feitas tratativas com instituições públicas e privadas simpáticas ao projeto.

Conforme a proposta da ação, o curso tem como objetivos ampliar as possibilidades de inclusão de adolescentes com necessidades específicas no dia-a-dia da sociedade, tendo como meio viabilizador a prática da fotografia social. Além disso, pretende desenvolver a percepção e a compreensão destes adolescentes quanto à forma como enxergam e interpretam o ambiente e aqueles com quem convivem, e ainda dotá-los de conhecimento fotográficos, possibilitando a prática da fotografia e da sociabilização.

O mote desta primeira exposição é a fotografia de retrato. Cada um dos estudantes fotografou outro colega em situações de pose ou espontaneamente. “Porque do retrato? O retrato é a maneira mais direta de se ver no outro e de reconhecer o outro! Nesse contexto, o ato de fotografar pode desenvolver afetos, sentidos, significados e ressignificados. Ao utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social temos o anseio de mexer com a comunidade à nossa volta, de modo a integrar indivíduos e plantar sementes valiosas de combate ao preconceito”, explica Karwatzki.

A ideia do curso de Fotografia para estes adolescentes surgiu após o sucesso das duas edições do curso Iniciação à Panificação e Confeitaria (IPEC), realizado pelo Câmpus em 2010 e 2011, voltado ao mesmo público e fruto da parceria entre o IFRS e a prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), do qual também participaram as escolas municipais Elyseu Paglioli e Lygia Averbuck.

De acordo com o professor Karwatzki, a parceria entre o IFRS Câmpus Porto Alegre e essas escolas possibilita, com esta prática, que estes jovens em vulnerabilidade de exclusão social possam exercer a socialização no contexto que fazem parte, vivenciando o sentimento de pertencimento – necessário a qualquer ser humano.

Confira algumas fotos da abertura da exposição "Meu Amigo" :

Livro de visitas da exposição "Meu Amigo"      A abertura da exposição foi uma surpresa para os alunos   A turma apreciou o trabalho feito por eles

Alunos com o professor Walter (abaixo, ao centro), professor Claudio (acima, ao centro) e o motorista Evandro (canto direito)   A alegria em contemplar seus trabalhos era visível na turma   A exposição Meu Amigo está disposta no saguão do 2º andar do prédio Centro   A exposição encerra o 1º Módulo do curso que termina em dezembro