Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso de Extensão para jovens com necessidades especiais desenvolve percepções pela fotografia

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2012, 13h08 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2012, 13h08 | Acessos: 1386

Depois do sucesso das duas edições realizadas em 2010 e 2011 do curso Iniciação à Panificação e Confeitaria (IPEC), voltado a adolescentes com necessidades especiais, desde o início do último mês de maio o Câmpus Porto Alegre está realizando mais um projeto de Extensão destinado a este público especial, agora na área de Fotografia.

Trata-se do curso Desenvolvendo percepções através da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades específicas visto através das lentes, coordenado pelo professor do IFRS Câmpus Porto Alegre, Walter Karwatzki.

O público-alvo envolvido neste curso são doze alunos de duas escolas de educação especial do município de Porto Alegre, a Escola Municipal de Educação Especial Professora Lygia Morrone Averbuck e a Escola Municipal de Educação Especial Professor Elyseu Paglioli. Acompanhando os alunos, três professoras das escolas também participam: Anahi Xavier da Cruz, Anelise Barra Ferreira e Ângela Montanha Aranguez.

O curso é dividido por dois módulos, com aulas sempre às quartas-feiras na sede Centro do Câmpus Porto Alegre. O Módulo 1 é o que já está em andamento neste primeiro semestre, e o Módulo 2 deve ocorrer no próximo semestre. O conteúdo das aulas, além de incluir aspectos teóricos como história da fotografia, tipos de máquinas, conceitos, técnicas, aulas práticas e visitas, prevê a realização de exposições das fotografias feitas pelos estudantes ao longo do projeto.

Segundo o professor Karwatzki, para a realização da exposição fotográfica e confecção do catálogo das fotos, já estão sendo feitas tratativas com instituições públicas e privadas simpáticas ao projeto.

De acordo com a proposta da ação, o curso tem como objetivos ampliar as possibilidades de inclusão de adolescentes com necessidades específicas no dia-a-dia da sociedade, tendo como meio viabilizador a prática da fotografia social. Além disso, pretende desenvolver a percepção e a compreensão destes adolescentes quanto à forma como enxergam e interpretam o ambiente e aqueles com quem convivem, e ainda dotá-los de conhecimento fotográficos, possibilitando a prática da fotografia e da sociabilização.

Nas aulas realizadas até o momento, além da teoria, os alunos já tiveram atividades práticas e, nessa oportunidade, aproveitaram para visitar diversos espaços do prédio do Câmpus, onde puderam fotografar e aplicar o que já aprenderam.

Confira nas fotos alguns dos momentos já vivenciados pela turma, incluindo a aula inaugural, quando foram recepcionados pela Direção do Câmpus:

Na aula inaugural, os alunos foram recebidos pelo Diretor-geral Paulo Sangoi   Prof. Walter em sua primeira aula, sob os olhares atentos   Em aula prática, alunos visitaram o prédio do Centro

Na visita ao prédio, os alunos aproveitaram para praticar suas fotos   Eles visitaram também as salas de aulas   Fotografando a turma do curso de Segurança do Trabalho