Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus inaugura Laboratório de Aprendizagem ao Longo da Vida – LAALVI, novo espaço pedagógico

Publicado: Terça, 15 de Mai de 2012, 13h42 | Última atualização em Terça, 15 de Mai de 2012, 13h42 | Acessos: 1893

Foi inaugurado na noite de segunda-feira, 14 de maio, o Laboratório de Aprendizagem ao Longo da Vida – LAALVI, mais novo espaço pedagógico do IFRS – Câmpus Porto Alegre. O LAALVI fica no andar Térreo da sede Centro, no local onde antes funcionava a Secretaria Acadêmica (que agora está no 5º andar).

Voltado especialmente aos cursos de Licenciatura do câmpus (Pedagogia e Ciências da Natureza), o LAALVI é um projeto desenvolvido pela Coordenação do PARFOR, na pessoa da professora Márcia Amaral Correa de Moraes, diretora-adjunta de Ensino do Câmpus, e pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a cargo da professora Josiane Carolina Ramos do Amaral.

O LAALVI tem como objetivo implementar ações que propiciem processos de aprendizagem intencional e sistemática ao longo da vida. Os tipos de ação a serem desenvolvidas no espaço incluem oficinas pedagógicas voltadas para a aprendizagem em todas as faixas etárias; projetos de pesquisa e extensao relacionados ao ensino e a aprendizagem ao longo da vida; ateliês de verticalização pedagógica; atuação psicopedagógica institucional e divulgação de trabalhos vinculados ao contexto da aprendizagem.

A cerimônia que oficializou a abertura do laboratório contou com as presenças e falas do Diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, do vice-diretor e diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, além das professoras Márcia Amaral Correa de Moraes e Joseane Carolina Ramos do Amaral. Entre os público estavam alunos e servidores do câmpus.

Logo após a cerimônia, os alunos da Licenciatura em Ciências apresentaram uma esquete teatral, contando de forma simbólica como teria surgido a ideia do nome LAALVI, e em seguida houve a abertura oficial do laboratório, quando os participantes puderam entrar e conhecer o novo espaço, que foi todo montado com a ajuda de alunos, além de servidores.

Confira fotos da inauguração do LAALVI:

Entrada do LAALVI   Cerimônia de inauguração do Laalvi   Entre público, alunos e servidores do câmpus   Diretor-geral, prof. Paulo Sangoi

O diretor-geral Paulo Sangoi falou durante a inauguração   Diretor de Esino, prof. Júlio, na inauguracao do Laalvi   Prof. Júlio Heck falou ao público   As professoras responsáveis pelo Laalvi, Márcia e Joseane

Esquete dos alunos da Licenciatura em Ciências   Alunos da Licenciatura em Ciências apresentaram    Abertura oficial da sala

Após a abertura o público pôde conhecer o espaço   Público conheceu espaço

Durante a montagem do novo espaco pedagógico   Alunos e servidores ajudaram na montagem do Laalvi