Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Reitora do IFRS participa de missão internacional

Reitora do IFRS participa de missão internacional

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2011, 09h40 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2011, 09h40 | Acessos: 1383

A reitora do IFRS, professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que é coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), esteve em missão internacional no período de 12 a 27 de novembro.

A viagem começou pelo Canadá. Nesse país ela participou do 2º Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Montreal. Depois a reitora foi para Bonn, na Alemanha, onde foi realizada a apresentação do programa “Ciência sem Fronteiras”, com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. O evento foi promovido por essas instituições em parceria com o DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico da Alemanha). Além da professora Cláudia, participaram o presidente do Conif, Cláudio Ricardo Gomes de Lima (reitor do IFCE) e o vice-presidente, Dênio Arantes (reitor do IFES).

Em Portugal, o Conif assinou memorando de entendimento com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), representado por seu presidente, José Sobrinho, para facilitar o intercâmbio internacional de alunos entre os dois países. Em reunião com os conselheiros portugueses, a reitora Cláudia e o reitor Dênio apresentaram a Rede Federal de Educação Profissional do Brasil, assim como o programa Ciência sem Fronteiras.

Ao final das discussões, foi elaborado um documento que prevê a mobilidade de servidores e alunos para complementação de estudos em Portugal, sendo abordadas todas as modalidades de ensino, técnico, tecnológico, engenharias, assim como possibilidades de mestrado e doutorado.

Para a reitora do IFRS, “o programa Ciência sem Fronteiras significa a concretização de uma necessidade há muito sentida entre nós da Educação Profissional que é a de oferecer a nossos alunos uma visão mais globalizada do que acontece em termos de ciência, inovação e tecnologia no mundo”. Cláudia destaca ainda que a “possibilidade de apresentar a Rede Federal de Educação Profissional a possíveis parceiros internacionais fortalece o IFRS e amplia a rede de contatos entre os diversos países.”

(Foto e texto: Assessoria de Comunicação da Reitoria - IFRS)

Em Portugal, o Conif assinou memorando de entendimento com o CCISP