Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS Campus Porto Alegre encerra a 12ª Mostratec - Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página

IFRS Campus Porto Alegre encerra a 12ª Mostratec - Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2011, 16h00 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2011, 16h00 | Acessos: 1515

A 12ª Mostratec - Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Porto Alegre, além de ficar marcada por ser a primeira Mostratec realizada na nova sede do Campus Porto Alegre, bateu um recorde: foram 120 trabalhos inscritos, o dobro da mostra realizada no ano passado, que contou com 61 trabalhos. Foi uma excelente demonstração de iniciação científica por parte dos estudantes e professores do IFRS.

A mostra, que ocorreu nas dependências da nova sede da Instituição, localizada no Centro de Porto Alegre, teve início na quinta-feira, dia 03 de novembro, e prosseguiu até sábado, dia 05, quando houve a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos, no Auditório 1.

Participaram como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados no IFRS Campus Porto Alegre e nos demais campi do IFRS. Foram 120 trabalhos realizados e apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos dos cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, divididos nas seguintes áreas temáticas: Ambiente, Saúde e Segurança, Ciências Humanas e Educação, Controle de Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Industrial e Recursos Naturais.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link: mostratec.poa.ifrs.edu.br/2011/trabalhos/trabalhos_premiados.pdf .

A solenidade de abertura ocorreu no dia 03 de novembro, às 18h, no Auditório do 9º andar da sede Centro. A mesa de cerimônia contou com a presença do Diretor-geral do IFRS Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, do Vice-diretor Geral e Diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, da Secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Ghissia Hauser, além da Diretora de Pesquisa e Inovação do Campus Porto Alegre, professora Clarice Monteiro Escott, e da professora Lizandra Brasil Estabel, coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais – NAPNE do Campus.

Na ocasião, o vice-diretor geral e Diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, parabenizou a comissão organizadora do evento e salientou a evolução da Mostra Técnica, desde o tempo na antiga Escola Técnica da UFRGS, quando ainda não havia tanto incentivo, e o que se tornou hoje, com o grande crescimento tanto em termos de estrutura como no número de trabalhos inscritos.

Logo após, a secretária Ghissia Hauser apresentou um pouco sobre o que a Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico tem feito na área, entre ações já realizadas e futuras, especialmente do Programa RS Tecnópole.

Em seguida, foi a vez da professora Lizandra Estabel promover o lançamento da Revista Scientia Tec, periódico semestral do IFRS Campus Porto Alegre, criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses, publicado no formato eletrônico.

A Revista Scientia Tec, de natureza científica e multidisciplinar, objetiva a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à Formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil.

A seguir, houve a palestra de abertura com o professor da UFRGS, Dr. Diogo Gomes de Souza, que falou sobre “A importância da neurociência na sala de aula”, que depois foi seguida pelo coquetel de abertura. Ainda como parte da programação de abertura da Mostra, no Espaço Cultural localizado no saguão do 2º andar, aconteceu uma apresentação de dança flamenco-árabe.

Por volta das 21h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas em diferentes horários e locais do Campus Porto Alegre, entre as salas 208, 211, 212, 213 e Auditório 1 – apresentações orais – e no Espaço Cultural do 2º andar – apresentações em pôster.

Além das apresentações das pesquisas, nos intervalos das sessões os participantes puderam aproveitar oficinas de fotografia, maquiagem, demonstração de materiais de desenho e pintura, e assistir a palestras sobre diferentes temas como: “A comunicação nas relações de trabalho”, com o professor Marlon de Almeida, do Colégio de Aplicação da UFRGS; Projeto PROMOBIO, parceria entre PUCRS/IFRS/FINEP, com Marcus Seferin; e “Recondicionamento de computadores e inclusão social”, com Jaime Trindade, coordenador do Pólo Marista de Formação Tecnológica.

Houve ainda outras atividades paralelas como o estande social com a Federação de Bandeirantes Brasil, exposições com quadros do artista Idel Menda e a 11ª Mostra de Artes da Escola Municipal Lygia M. Averbuck, além dos estandes das editoras Grupo A (Artmed) e Pearson.

Com o tema central “Desafios contemporâneos: cultura, tecnologia e inovação”, o objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito dos Institutos Federais.

Nas palavras do professor Júlio Xandro Heck, Diretor de Ensino do Campus Porto Alegre, sobre a 12ª Mostratec, “sem dúvida nenhuma, foram dias únicos e históricos para o Campus, pois mostramos, na prática, a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão; integramos os três segmentos da comunidade: professores, técnico-administrativos e alunos; praticamos a verticalidade no seu sentido mais amplo, e provamos que ‘Ciência e Tecnologia’ não são apenas palavras no nome da nossa instituição, e sim práticas correntes no nosso Campus”. Segundo ele, fica o desafio de que em 2012 se possa repetir o sucesso.

A 12ª Mostratec foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, sob coordenação da Comissão Organizadora da Mostra.

Confira algumas fotos do encerramento e da premiação no sábado*:

Trofeus da 12ª Mostratec   Trofeu da 12ª Mostratec   Encerramento da 12ª Mostratec   Anúncio dos premiados na 12ª Mostratec

Trabalhos premiados na 12ª Mostratec   Trabalhos premiados na 12ª Mostratec   Trabalhos premiados na 12ª Mostratec   Trabalhos premiados na 12ª Mostratec

Comissão Organizadora 12ª Mostratec   Ganhadores presentes no encerramento   Ganhadores presentes no encerramento   Ganhadores presentes no encerramento

*Em breve, mais fotos estarão disponíveis no site e na página do Facebook do Campus POA: www.facebook.com/pages/IFRS-Campus-Porto-Alegre/153048004759647

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->