Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Primeiros servidores aposentados do Campus Porto Alegre são homenageados

Primeiros servidores aposentados do Campus Porto Alegre são homenageados

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2011, 21h41 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2011, 21h41 | Acessos: 2552

Essa vai ficar na história do IFRS Campus Porto Alegre.

Na quarta-feira, dia 21 de julho, a Direção e demais servidores do Campus Porto Alegre promoveram um almoço em homenagem aos professores Bernadete Nunes Billo e Celso Nunes Toledo, os primeiros servidores aposentados do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS).

A comemoração foi realizada no salão de festas do prédio da Ramiro, e contou com a presença de diversos professores e servidores técnico-administrativos do Campus, que prestaram depoimentos e agradecimentos homenageando os colegas recém aposentados.

A aposentadoria da professora Bernadete foi concedida em maio deste ano, conforme Portaria nº 374 de 27 de maio de 2011, publicada no dia 30 de maio no Diário Oficial da União, e é a primeira aposentadoria do IFRS Campus Porto Alegre desde sua criação no final de 2008.

Já o professor Celso, recebeu a sua concessão de aposentadoria recentemente, no mês de julho, de acordo com a Portaria nº 508 de 22 de julho de 2011, publicada no dia 25 de julho no Diário Oficial da União.

Bernadete foi servidora da instituição desde 1979, quando ainda era Escola Técnica de Comércio, vinculada à UFRGS. Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), a professora iniciou lecionando no antigo 2º grau, logo após passando pelos cursos técnicos de Gestão (Administração), Processamento de Dados, Transações Imobiliárias, Biblioteconomia, Secretariado, PROEJA, entre outros, tendo atuado principalmente na área de Psicologia e Relações Humanas.

Na instituição, ela chegou a trabalhar também em setores, como na Comissão Permanente de Seleção (COPESE), na Coordenadoria de Relações Empresarias (CRE), e foi uma das grandes responsáveis pela criação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE). O trabalho continuou até o momento em que, segundo ela, ficou difícil conciliar setor e sala de aula, e foi então que optou por ficar somente em sala de aula, sua “grande paixão”.

Atualmente, desde que iniciou seu processo de aposentadoria, ela tem trabalhado com capacitações nas áreas de relações humanas e trabalho, em instituições e empresas. Segundo ela, “continuo trabalhando muito, mas com qualidade de vida”.

Após todos esses anos dedicados ao ensino, Berna, como é carinhosamente conhecida, declara: “Se eu nascesse de novo, faria tudo de novo”.

O professor Celso Toledo iniciou seu trabalho na instituição no final de 1989, como primeiro professor concursado da Escola Técnica de Comércio, na área de Matemática, após ter atuado em instituições de ensino da rede Estadual e particular, tais como PUC/RS, Colégio Anchieta, Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e Faculdade São Judas Tadeu, tendo ainda lecionado durante 15 anos em cursinho pré-vestibular.

Já na instituição federal, ele ministrou aulas de Matemática no antigo 2º grau, e depois lecionou Matemática Financeira para os cursos técnicos de Contabilidade, Administração, Transações Imobiliárias e Informática.

Segundo o professor Toledo, foi muito gratificante trabalhar com o Ensino Técnico. Para ele, depois desses anos de dedicação ao ensino, o sentimento que fica é de “saudade e dever cumprido, e a satisfação de nunca ter faltado aos compromissos”.

O diretor-geral do IFRS Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, agradece em nome da Instituição os anos de trabalho e dedicação dos professores Celso Toledo e Bernadete Billo.

“São professores destacados e que deixaram uma marca indelével na antiga Escola Técnica e atual IFRS Campus Porto Alegre, passando por vários momentos dentro da instituição, e em todos estes momentos contribuíram positivamente para o crescimento dela. Ambos se tornaram referência em suas áreas de ensino, deixando um legado de exemplo e profissionalismo”, ressalta Sangoi.

Na foto, professora Bernadete e professor Toledo, primeiros servidores aposentados do IFRS Campus Porto Alegre.