Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Dez anos de Proeja é tema de ciclo de debates aberto ao público, de 28 a 31/8, em Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Dez anos de Proeja é tema de ciclo de debates aberto ao público, de 28 a 31/8, em Porto Alegre

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 17h06 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 11h09 | Acessos: 1318

Para refletir sobre os dez anos do Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, será realizado em Porto Alegre um ciclo de debates, no período de 28 a 31 de agosto. O evento é realizado pelos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul), Farroupilha (IFFar) e Roraima (IFRR), com a coordenação do Projeto Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced – Ufrgs). É aberto ao público e não necessita de inscrições prévias.

O Proeja foi criado pelo governo federal em 2005, sendo ampliado em 2006. A proposta é integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

No Plano Nacional de Educação 2014/2024, que traça 20 metas para a educação brasileira, duas fazem referência especial à educação profissional. A Meta 10 é “oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional”. A Meta 11 propõe “triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público”.

O evento avaliará a atuação do Proeja e o cumprimento das metas 10 e 11 do PNE, em uma programação que inclui mesa de debates, painel de palestras e uma sessão de filmes de curta metragem sobre o Programa.

 

Confira a programação do Proeja 10 anos – Ciclo de Debates

 

28 de agosto

14h às 17h

Mesa 7 – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional no PNE – 10 anos de Proeja

Sala 102 da Faced da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre)

19h

Sessão especial – 10 Anos do Proeja – Pelo cumprimento da metas 10 e 11 do PNE

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

 

29 de agosto

9h às 12h

Painel – Experiências do Proeja na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica – pelo cumprimento das metas 10 e 11 do PNE

Campus Porto Alegre do IFRS (Coronel Vicente, 281, Porto Alegre)

19h

Sessão especial com os filmes de curtas-metragens sobre o Proeja, relançamento do documento base “Proeja Médio” e lançamento do projeto da obra “Histórias que merecem ser contatas – Proeja Nacional 10 anos”

Campus Sapucaia do Sul do IFSul (Avenida Copacabana,100, Sapucaia do Sul)

 

31 de agosto de 17

19h

Atividades com o tema “Saudades e Conquistas – 10 anos de Proeja”

Campi dos Institutos Federais (IFs)

 

(Com informações do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->