Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Camisa Brasileira”, de Gilberto Perin

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 10h16 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 15h55 | Acessos: 2788

De 21 de junho a 29 de julho, o IFRS - Campus Porto Alegre recebe a exposição fotográfica “Camisa Brasileira”, de Gilberto Perin, como ação cultural promovida pela Coordenadoria de Projetos Culturais e pelo curso Técnico em Secretariado do campus, em alusão à Copa do Mundo 2018. As fotografias estarão expostas no espaço do átrio do campus e a visitação tem entrada franca.

“Camisa Brasileira”, a intimidade dos vestiários do futebol

As fotografias revelam a alegria, dor, a religiosidade, o drama dos expulsos e machucados, apresentando imagens que hoje são inacessíveis para torcedores e imprensa. A exposição “Camisa Brasileira” de Gilberto Perin tem imagens realizadas em vestiários de times de futebol, muitas vezes, modestos e exíguos. As imagens trazem um olhar sobre as crenças, superstições e a religiosidade desses gladiadores modernos que transitam no semianonimato do futebol brasileiro.  O projeto “Camisa Brasileira” foi desenvolvido durante quatro meses acompanhando o Grêmio Esportivo Brasil, da cidade Pelotas (RS - Brasil), na disputa pelo campeonato da segunda divisão do futebol gaúcho, em 2010.

“Na exposição não há imagens de craques renomados”, diz o escritor Aldyr Garcia Schlee e criador do uniforme da Seleção Brasileira, “aqui há o anonimato de jogadores de futebol do interior do Brasil que dependem do resultado de cada jogo para a própria sobrevivência”.

“É um ensaio fotográfico incomum”, diz o curador da exposição, Alfredo Aquino, “com o olhar voltado para os bastidores, não para o campo do jogo. Tampouco é sobre o futebol-mediático do mega espetáculo televisivo e sim sobre os vestiários do futebol da segunda divisão do sul da América do Sul, num clube chamado Brasil”.

Conforme a opinião do escritor João Gilberto Noll, “contemplamos a atual exposição um pouco de soslaio, tal um certo pudor em face do impacto frente a corpos masculinos periféricos, um tanto esquecidos pelos jornais de grande circulação. Vemos jogadores num intimismo viril, nos toscos vestiários. Parecem as figuras populares pasolinianas, encenando a sua autenticidade singela”.

“Camisa Brasileira”, de Gilberto Perin, estará em exposição no Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, de 21 de junho a 29 de julho. Entrada franca.

(Foto: Gilberto Perin - Exposição "Camisa Brasileira")