Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Férias solidárias: estudantes e servidores do IFRS participaram de atividades do Projeto Rondon no mês de julho

Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 10h02 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 11h32 | Acessos: 2603

As férias de julho foram sinônimo de solidariedade para seis estudantes e três servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Eles participaram de atividades do Projeto Rondon promovidas pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de 10 a 21 de julho de 2018.

O grupo auxiliou na realização de oficinas para a comunidade nos municípios de Brusque, Timbó, Luiz Alves e Blumenau, localizados na região do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As atividades abordaram temas como primeiros socorros, saúde da mulher, alimentação saudável, aproveitamento de alimentos, atendimento humanizado. Ocorreram também ações lúdicas e recreativas para crianças e idosos e a revitalização de espaços públicos, entre outros.

A coordenadora da delegação do IFRS, professora Maristela Godoy, do Campus Porto Alegre, conta que as atividades foram intensas, começando no início da manhã até a noite, mas que “foi gratificante ver o sorriso das pessoas que acolhiam as equipes”. “É importante registrar a dedicação e o empenho dos acadêmicos neste projeto, deixando de fazer as suas férias para poder participar de uma ação comunitária”, destaca Maristela.

Integraram a delegação do IFRS os estudantes Amanda Klippel (Campus Viamão, Francielle de Vargas (Campus Viamão), Eduarda Santos de Oliveira (Campus Canoas), Cleiton Policena Nunes (Campus Porto Alegre), Tauana Miranda (Campus Canoas), Sabrina Machado Nessi (Campus Porto Alegre) e os servidores Iuri Quaglia (Campus Ibirubá), Jaqueline Cunha (Campus Porto Alegre) e Maristela Godoy (Campus Porto Alegre). Essa foi a segunda participação do IFRS no projeto Rondon, a convite da Udesc.

Sobre o Projeto Rondon

Conforme a organização do Projeto na Udesc, cerca de 260 rondonistas atenderam 38.140 pessoas em 13 municípios da região do Médio Vale do Itajaí de Santa Catarina nas atividades desenvolvidas no mês de julho de 2018. Participaram estudantes de diferentes estados brasileiros e de outros países.

O Projeto Rondon visa contribuir com o desenvolvimento local sustentável, a construção e a promoção da cidadania. Para isso, incentiva o envolvimento de alunos na realização de ações que tragam benefícios para as comunidades, o que acaba por estimular nos estudantes o sentido de responsabilidade social e o conhecimento de novas realidades. Trata-se de uma ação interministerial desenvolvida em parceria com instituições de ensino superior.

Como foi integrar a equipe

“Foi intenso e gratificante fazer parte. Tivemos oficinas com crianças, adolescentes e idosos. Sair da rotina e se entregar ao Rondon é amar ao próximo e se enriquecer com tamanha experiência”.

Amanda Klippel, estudante do curso Técnico em Administração do Campus Viamão

“Foi uma experiência linda. No início, a incerteza de que lugar iríamos, com qual equipe, como seria tudo. Só tenho a agradecer as pessoas incríveis que cruzaram meu caminho, jovens descobrindo um novo mundo, participando de uma ação que tem a capacidade de mudar a vida das pessoas e tornar esses dias especiais, tanto para quem trabalhou como para quem recebeu as oficinas.”

Sabrina Machado Nessi, estudante do curso técnico em Gestão Ambiental do Campus Porto Alegre

“Há momentos na vida que nos remetem a uma grande satisfação de fazer parte das vivências acadêmicas, tais como as que o eixo de extensão pode nos proporcionar, bem como as experiências que o Núcleo Extensionista Rondon – Udesc me proporcionou. Principalmente quando a vida te envia coisas bonitas que não podem ser tocadas, mas apenas sentidas pelo coração, este sentimento tem um nome: gratidão! Gratidão por cada momento vivido, pelas pessoas que conheci e por tudo que aprendi!”

Francielle Vargas, estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão

Confira alguns regitros:

(Texto: Departamento de Comunicação da Reitoria/IFRS)