Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Próxima palestra do projeto de extensão "Abrigar: Arte, Cultura e Educação" aborda sobre racismo, raça e etnia no dia 19/11

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 10h54 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 14h27 | Acessos: 1528

“A Carne Mais Barata do Mercado é a Carne Negra? Uma conversa sobre racismo, raça e etnia”  é o título da palestra a ser promovida pelo projeto de extensão Abrigar: Arte, Cultura e Educação, na próxima segunda, 19 de novembro, às 9h, no IFRS - Campus Porto Alegre.

Essa será a penúltima atividade do projeto que é uma parceria entre o Coletivo Abrigo, uma pastoral que atua na promoção e proteção dos direitos humanos, situada na cidade de Porto Alegre, e o IFRS, por meio da Coordenadoria de Projetos Culturais do Campus Porto Alegre. O objetivo, ao longo do ano de 2018, foi a realização de um ciclo de palestras com a intenção de atender, principalmente, estudantes de escolas de ensino médio da rede pública da capital tendo como intuito discutir questões que envolvessem temas do cotidiano nas relações políticas, sociais e culturais da sociedade, bem como aproximar o IFRS com a comunidade.

O projeto promoveu a sua primeira palestra no IFRS no mês de abril, sob o título “Quem você é no mundo que você quer? Ética e cidadania nas relações político-sociais” e que contou com a participação de dezenas de estudantes de ensino médio da rede púbica estadual da capital.

Para esse próximo encontro os palestrantes convidados serão os membros do GT Corpus do próprio Coletivo Abrigo. Os convidados promoverão uma roda de conversa sobre o Racismo como sistema institucionalizado no Brasil, bem como um diálogo sobre como ações simples podem ajudar a combater esse sistema.

O evento também é aberto a toda comunidade acadêmica do IFRS - discentes, docentes e funcionários. O Coletivo emitirá um certificado para cada palestra e, ao final do ciclo, o instituto certificará os participantes que obtiverem 75% de presença no total dos eventos promovidos. Ambos os certificados são válidos para a Plataforma Lattes.

O projeto está sob coordenação geral do professor Walter Karwatzki, coordenador de projetos culturais do IFRS - Campus Porto Alegre, e de membros do Coletivo Abrigo.

Mais informações e inscrições gratuitas disponíveis em www.oabrigo.org.br/if ou diretamente no endereço https://www.sympla.com.br/a-carne-mais-barata-do-mercado-e-a-carne-negra-uma-conversa-sobre-racismo-raca-e-etnia__403396.