Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Processo Seletivo 2019/1: Divulgados locais de prova
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo 2019/1: Divulgados locais de prova

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 12h13 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h06 | Acessos: 629
Está divulgada a relação dos locais de prova do Processo Seletivo de estudantes 2019/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As provas ocorrerão no próximo domingo, dia 2 de dezembro de 2018. É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos.

Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, as provas terão início às 8h30min; para os cursos superiores e técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o exame de seleção ocorrerá a partir das 14h. Mais informações e orientações no site do Processo Seletivo e nos editais.

Ao todo, serão 17.050 candidatos que farão a prova ou optaram por utilizar a nota do Enem para ingresso em um curso no IFRS.

Como funciona a seleção:

  • Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio: Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído, e o candidato ingressa obrigatoriamente no primeiro ano. Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação. O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa). O Exame de Seleção terá duração de 3 horas e começará às 8h30min, horário de Brasília, do dia 2 de dezembro de 2018.
  • Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio. No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante optou por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso da opção pela nota do Enem, ele indicou o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual – 2018). No caso da opção pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). O Exame de Seleção terá duração de 3 horas e 30 minutos e começará às 14h, horário de Brasília, do dia 2 de dezembro de 2018.
  • Cursos superiores:  Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia).
  • Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante optou por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso da opção pela nota do Enem, ele indicou o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual – 2018). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. O Exame de Seleção terá duração de 4 horas e 30 minutos e começará às 14h, horário de Brasília, do dia 2 de dezembro de 2018.
Fim do conteúdo da página