Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Publicados documentos com orientações (editais) do Processo Seletivo de estudantes do IFRS
Início do conteúdo da página

Publicados documentos com orientações (editais) do Processo Seletivo de estudantes do IFRS

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h41 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h41 | Acessos: 331

Foram publicados nesta quarta-feira, 2 de outubro de 2019, os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) do Processo Seletivo de estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas mais de 4.800 vagas em cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2020 nos 17 campi* (confira os cursos ofertados no site ingresso.ifrs.edu.br e nos editais). Todos os cursos são gratuitos.

>> Editais:

Cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

Cursos superiores – edital nº 49/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

Cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA – edital nº 51/2019

>> Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo site de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

* Os 17 campi do IFRS estão localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

 Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 7 de outubro e vão até 10 de novembro de 2019, pelo site de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para esse fim. Os endereços dos campi constam no site de Ingresso e nos editais.

Todos os cursos do Instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

De 16 a 27 de setembro de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. O resultado da solicitação está previsto para ser divulgado no site de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) nesta quinta-feira, 3 de outubroA concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 7 de outubro de 2019.

As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.

 

Como funciona a seleção: 

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

– Os cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente ofertados pelo Campus Viamão terão como forma de ingresso sorteio público.

– O curso técnico concomitante em Instrumento Musical ofertado pelo Campus Porto Alegre também terá como forma de ingresso sorteio público.

Edital para o processo seletivo dos cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

 

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

– Os cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Eletrônica do Campus Farroupilha terão como forma de ingresso sorteio público.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

 

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA – edital nº 51/2019

 

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos superiores – edital nº 49/2019

 

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.

Datas importantes do Processo Seletivo 2020/1

16 a 27/09/19 Período de Solicitação de Isenção
02/10/19 Publicação dos Editais do Processo Seletivo
03/10/19 Resultado das Isenções
07/10 a 10/11/19 Período de Inscrições
08/12/19 Prova
Fim do conteúdo da página