Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Encontros com a Sociedade discute possibilidade de parceria interinstitucional do Campus com o DMAE

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016, 10h36 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2016, 10h36 | Acessos: 947

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 3 de novembro, mais um evento Encontros com a Sociedade, promovido pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS - Campus Porto Alegre, com apoio da Direção Geral e da Diretoria de Desenvolvimento Institucional. A atividade tem o intuito de aproximação do campus com a sociedade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

No auditório do 9º andar, esta edição do encontro foi realizada com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre. O órgão foi representado pelo biólogo Evandro Ricardo da Costa Colares, gerente de Gestão Ambiental e Tratamento de Esgoto do DMAE, e a bióloga Mariusa Cristiana Reuter Colombo, técnica científica do Dmae que atua na assessoria à gerência.

Do IFRS - Campus Porto Alegre, estiveram presentes o o diretor-geral Marcelo Schmitt; o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Evandro Miletto; a diretora de Desenvolvimento Institucional Márcia Moraes; além dos professores das áreas de Tecnologia da Informação, Química, Ciências Biológicas e Ciências Ambientais Ambientais André Peres, Nara Atz, Simone Kapusta e Karin Talini.

Na oportunidade, além das apresentações institucionais, foram discutidos diversos tópicos, como convergência de temas na área ambiental entre ambas as instituições, proporcionando a possibilidade de firmarem um convênio a fim de atuarem em conjunto com pesquisa aplicada e cursos de capacitação.

Na ocasião, levantou-se ainda possibilidade de desenvolvimento de sensores ambientais e metodologias de avaliação de risco ecológico, por parte do IFRS, para solução de algumas demandas do departamento de água e esgoto. Em contrapartida, o órgão poderá propiciar ambiente para atuação dos alunos do instituto praticarem e aplicarem os conhecimentos aprendidos em seus cursos. A intenção com esta parceria é encontrarem problemas e proporem soluções para estes, em conjunto.

A reunião teve como encaminhamentos a elaboração do instrumento de efetivação de cooperação interinstitucional e de um plano de trabalho a partir do levantamento de demandas de ambas instituições, e ficou definido um novo encontro no dia 25/11 para apresentação e avaliação destes itens.

O chefe do Departamento de Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do IFRS, Anderson Yanzer Cabral, que também esteve participando no início da reunião, ficou responsável por encaminhar a documentação de formalização do convênio entre IFRS e DMAE.

Após a reunião, o grupo realizou uma visita às dependências do campus, entre elas alguns dos laboratórios da instituição, como o PoaLab (www.poalab.net.br), laboratório de fabricação digital, onde os visitantes puderam conhecer o protótipo de sensor utilizado no projeto de pesquisa “Qualidade da Água”, projeto interdisciplinar desenvolvido no campus envolvendo as áreas de Informática e Ciências Ambientais que tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento da qualidade da água de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real através da internet.

Galeria de fotos:

[gallery columns="4" link="file" ids="53650,53651,53652,53649"]