Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Acadêmicos da Licenciatura em Ciências da Natureza participam de atividades sobre o tema "Escola sem Mordaça"

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 07h44 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 07h44 | Acessos: 967

No último dia 12 de setembro, estudantes do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS - Campus Porto Alegre, acompanhados pela professora Aline Ferraz, participaram da palestra "Escola sem Partido?" proferida pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fernando Penna. A atividade aconteceu na sede do CPERS/Sindicato e foi organizada pela Frente Gaúcha Escola sem Mordaça.

Penna traçou o histórico do movimento "Escola sem Partido" que, desde 2014, criou vários projetos de lei que tramitam nos âmbitos municipal, estadual e federal. O objetivo de tais projetos é o mesmo: limitar o trabalho docente à transmissão do conhecimento técnico, sem emitir qualquer juízo de valor ou discutir temáticas que levem estudantes a questionamentos. Assim, a escola deixaria de ser um espaço de construção da cidadania e de fortalecimento da democracia. Ou seja, neste cenário, educadores/as não podem instigar o/a estudante a pensar.

Embora os projetos de lei ainda estejam tramitando, Penna informou que já há vários casos de docentes que vêm sofrendo ameaças e, inclusive, sendo processados. "Temos que levar esse debate para a rua e desconstruir esse discurso do Escola sem Partido", alerta o professor.

Segue o link para o "Manifesto da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça", assinado por várias entidades representativas, dentre elas a ADUFRGS-Sindical: http://cpers.com.br/manifesto-da-frente-gaucha-escola-sem-mordaca/

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza marca presença no ato de lançamento da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça

Na manhã do dia 31 de agosto, na Faculdade de Educação da UFRGS (Faced/UFRGS), estudantes e professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus participaram do ato de lançamento da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça.

A Frente Gaúcha Escola sem Mordaça, composta por entidades representativas de educadores, estudantes, profissionais atuantes na educação superior, cultura, pesquisa, comunicação, direito, ações comunitárias e pelos movimentos sociais, constitui-se como um espaço coletivo suprapartidário e plural, que visa promover debates e manifestações em defesa da democracia e da justiça social, sobretudo no que diz respeito à Educação. Tem como um dos seus objetivos unir esforços para lutar pelo arquivamento, nos âmbitos municipal, estadual e federal, dos Projetos de Lei que almejam instituir o “Programa Escola sem Partido".

Como resultado final do ato, publicou-se um manifesto que pode ser acessado no seguinte link: http://www.ufrgs.br/faced/docs/CARTA.pdf

foto-lcn-frente-gaucha-2

Alunos e professores da LCN no lançamento da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça