Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus recebe estudantes e professores canadenses para intercâmbio em projeto de pesquisa

Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2015, 09h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Mai de 2015, 09h16 | Acessos: 1331

Sete estudantes e uma professora da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estão no Câmpus Porto Alegre do IFRS, participando de um intercâmbio no contexto do projeto de pesquisa “Qualidade da Água”, que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais. Eles foram recebidos na manhã de quarta-feira, 27 de maio, e permanecem em Porto Alegre até o dia 9 de junho.

A delegação canadense foi acolhida na sala de convenções do 9º andar, na sede Centro do Câmpus, pelos professores Evandro Manara Miletto e André Peres (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Ciências Ambientais), e pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do câmpus, Cláudio Farias.

Na oportunidade, os visitantes receberam as boas-vindas, conversaram sobre diversos aspectos culturais e locais, assistiram a uma apresentação com dados sobre o IFRS e o Câmpus Porto Alegre, além de um vídeo turístico sobre a cidade de Porto Alegre, e falaram sobre o projeto de pesquisa aplicada do qual vieram participar. Durante a recepção, eles ainda puderam experimentar o tradicional chimarrão gaúcho.

Os estudantes Jean-Philippe Fournier, Jean-Pascal McGee, Dereck Pouliot, Marc Dupuis, Cédric Godin, Donavan Martin e Danick Côté-Martel estão no IFRS acompanhados pela professora Julie Gagnon.

Durante o período, o grupo permanece no Câmpus trabalhando na continuação do projeto aplicado Qualidade da Água, desenvolvido plas áreas de Informática e Ciências Ambientais, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Câmpus Porto Alegre.

Segundo o professor Evandro Miletto, neste momento eles trabalham na ampliação e aperfeiçoamento dos sensores do Projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis = Integração e Análise de dados em nuvem). Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente que tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento da qualidade da água de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real através da internet. Para isso, foi construída uma rede de sensores capazes de obter e transmitir dados do ambiente de forma automática através de comunicação sem fios.

Os resultados do projeto incluem a criação e distribuição de um conjunto de dispositivos sem fios capazes de obter dados em tempo real e de forma automática para pesquisas, análises, disponibilização de informações e obtenção de resultados. Isto permitirá o uso da Internet para consultas remotas com finalidades didáticas (cursos de gestão ambiental, química e meio ambiente), pesquisas e informações de interesse da comunidade. A iniciativa conta com a parceria entre IFRS, Cegèp de Sherbrooke (Canadá) e Grêmio Náutico União.

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições. O câmpus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012, 2013 e 2014. Além da participação na pesquisa, eles participam ainda de atividades culturais em Porto Alegre e de integração com a comunidade do câmpus.