Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Publicados editais do Processo Seletivo para ingresso de alunos no segundo semestre de 2015

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2015, 13h40 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 13h40 | Acessos: 1037

O IFRS publicou na segunda-feira, 27 de abril de 2015, os editais referentes ao Processo Seletivo para ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos subsequentes ofertados em nove câmpus da instituição. No total, são 1.184 vagas, sendo 764 para cursos técnicos e 420 para superiores.

As vagas dos cursos técnicos são para os câmpus Erechim, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Viamão. Para os superiores, oferecem vagas os câmpus Caxias do Sul, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.

As inscrições ocorrem no período de 11 de maio a 11 de junho de 2015, pela internet, no Portal de Ingresso. Os câmpus ofertantes disponibilizarão computadores com acesso à internet para os interessados inscreverem-se. A taxa de inscrição será de R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e poderá ser paga até 12 de junho. Para solicitar isenção do pagamento, é preciso fazer a solicitação entre 11 e 25 de maio.

As provas ocorrem no dia 5 de julho, às 8h30min. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deve formalizar seu pedido no período de 11 de maio a 11 de junho.

O Manual do Candidato 2015/2 estará disponível aos interessados a partir de 4 de maio, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. Haverá um exemplar impresso para consulta nos câmpus participantes do processo.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar pelo ingresso mediante "prova e nota do Enem", apenas "nota do Enem" ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2014).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Acompanhe o cronograma:

Publicação dos editais: 27 de abril de 2015

Manual do Candidato: 4 de maio

Inscrições: 11 de maio a 11 de junho

Isenção da taxa de inscrição: 11 a 25 de maio

Data limite para o pagamento do boleto: até 12 de junho

Divulgação das inscrições homologadas: 19 de junho

Divulgação dos locais das provas: 29 de junho

Provas: 5 de julho

Todas as informações referentes aos Processos Seletivos encontram-se nos Editais e Manuais do Candidato. É responsabilidade dos candidatos a leitura dos materiais.

editais-publicados