Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre envolvido em projetos de acessibilidade e tecnologia assistiva

Publicado: Terça, 31 de Março de 2015, 13h24 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2015, 13h24 | Acessos: 957

No dia 27 de março, sexta-feira, foi realizado no Câmpus Porto Alegre do IFRS um encontro que discutiu a participação do câmpus em projetos de acessibilidade e tecnologia assistiva. Estiveram presentes na reunião o diretor-geral do câmpus, Paulo Sangoi, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Claudio Farias, a coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e do Curso Técnico em Biblioteconomia do câmpus, Lizandra Estabel, e o deputado federal Carlos Gomes (PRB), por conta de sua trajetória e interesse em projetos vinculados à acessibilidade e atendimento a pessoas com deficiência, pauta de propostas dele junto à Assembleia Legislativa e atualmente no Congresso Nacional.

Na ocasião, foram apresentados os projetos “Capacitação em acessibilidade e direitos humanos no Rio Grande do Sul (CAPADHIA), “Capacitação em Tecnologia Assistiva para Professores do Ensino Regular” e “Centro de Integrado de Tecnologias Assistivas e Esportivas (CITAE)”, todos tendo o IFRS - Câmpus Porto Alegre como proponente.

O Capadhia pretende capacitar 300 pessoas, em parceria com a FADERS, que serão mediadores de ações inclusivas nas instituições em que atuam. O objetivo é qualificar servidores da FADERS e seus parceiros para as competências de promoção, formulação, implementação e avaliação de políticas, planos, programas e ações governamentais, que possibilitem maior igualdade de oportunidades para todos através dos direitos humanos, da informação, da acessibilidade e da inclusão social. A professora Lizandra Estabel é umas das responsáveis pelo projeto.

O projeto CITAE trata-se de uma iniciativa que conjugará esforços do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Ministério dos Esportes e diversas outras instituições, e pretende ser um Centro de desenvolvimento de novas tecnologias assistivas, voltadas inicialmente aos esportistas (profissionais e amadores) com algum tipo de deficiência. Além de Centro Tecnológico, será um espaço de discussão e formação de profissionais e educadores, visando a ampliação da prática esportiva como elemento fundamental para o melhor aprendizado e para a ampliação da socialização de crianças, jovens e adultos.

Já o projeto de Capacitação em Tecnologia Assistiva para Professores do Ensino Regular tem como público-alvo profissionais da Educação, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais da Reabilitação, auxiliares de classe e cuidadores, visando capacitar estas pessoas em visualizar as forças e fraquezas do estudante com deficiência, identificando o melhor recurso para ampliar sua funcionalidade, e o utilizando em suas plenas possibilidades, promovendo a construção de uma escola inclusiva. Considera a Tecnologia Assistiva como um recurso potencializador da funcionalidade, e que aprender a utiliza-lo em situações de realização das atividades acadêmicas é indispensável para o professor e principalmente o professor de AEE.

Além dos projetos apresentados durante a reunião, ressalta-se o compromisso do deputado Carlos Gomes em ampliar a oferta de cursos para a comunidade surda do RS, em especial por meio de cursos do Pronatec. O deputado solicitou especial atenção para a oferta do curso de Tradutor e Intérprete de Libras, cuja necessidade é premente, segundo ele.

IMG_0194 IMG_0198 IMG_0199