Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre tem Mestrado Profissional em Informática na Educação aprovado pela Capes
Início do conteúdo da página

Câmpus Porto Alegre tem Mestrado Profissional em Informática na Educação aprovado pela Capes

Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2014, 07h03 | Última atualização em Terça, 23 de Dezembro de 2014, 07h03 | Acessos: 991

O Natal é só dia 25, mas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu o presente antecipado: a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do seu segundo curso de mestrado. Trata-se do curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação, o primeiro a ser ofertado pelo Câmpus Porto Alegre, e que tem por objetivo qualificar profissionais para atuarem no campo interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.

Projeto construído por um grupo de professores das áreas de informática e educação, a proposta do curso partiu do Câmpus Porto Alegre, e está sob coordenação do professor da área de Informática e Tecnologia da Informação do câmpus, Marcelo Schmitt. O curso contará com professores dos Câmpus Bento Gonçalves, Canoas e Porto Alegre, além de duas professoras colaboradoras da Ufrgs.

"Precisamos de professores, administradores escolares e profissionais de informática que sejam capazes levar as tecnologias do nosso tempo para dentro da sala de aula. Além do mais, precisamos que pesquisadores desenvolvam novas soluções para que o estado e o país não estejam de fora dessa revolução que o processo de ensino/aprendizagem está vivendo nos países mais desenvolvidos", diz Schmitt.

O diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi considera a aprovação como a realização de um sonho coletivo. "Quando assumimos a direção em 2008, ainda Escola Técnica da UFRGS, tínhamos como meta de gestão, entre tantos desafios, a criação de especializações e mestrados. As especializações foram concretizadas através da parceria com o Grupo Hospitalar Conceição. Agora ao final de 2014, recebemos esta grande notícia de aprovação do primeiro mestrado desta instituição centenária, vindo a concretizar não apenas um sonho de um grupo de servidores ou da Direção, mas o sonho e anseios de toda uma comunidade, da Escola Técnica ao Câmpus Porto Alegre", ressalta Sangoi.

"A aprovação deste segundo mestrado é mais uma excelente notícia e que vem coroar um ano repleto de conquistas e realizações para pesquisa e a pós-graduação no IFRS. Em nome de toda comunidade do Instituto, posso dizer que estamos felizes e orgulhosos. Parabéns ao grupo de trabalho que se dedicou à proposta e à equipe da Proppi", comemora o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS, Júlio Xandro Heck.

Processo de seleção e aulas

A primeira seleção para o mestrado deve ser realizada durante o final do primeiro semestre de 2015. As aulas ocorrerão no período da tarde, três vezes por semana, no Câmpus Porto Alegre. A previsão é de que sejam ofertadas 20 vagas por ano. O curso, totalmente gratuito, possui duas áreas de concentração: tecnologias educacionais e educação na sociedade em rede. As duas linhas de pesquisa são Tecnologia da Informação Aplicada à Educação e Práxis Educativa na Sociedade Digital.

Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais - No final do mês de novembro, o IFRS teve seu primeiro mestrado profissional aprovado: Tecnologia e Engenharia de Materiais. As aulas serão concentradas nas sextas-feiras e nos sábados e ofertadas conjuntamente em três Câmpus: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. A primeira seleção deve ocorrer no segundo semestre de 2015.

(Texto adaptado, com informações do Depto. de Comunicação da Reitoria do IFRS)

mestrado

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->