Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Evento marca comemoração de 10 anos do curso Técnico em Biblioteconomia no câmpus Porto Alegre

Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2014, 11h05 | Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2014, 11h05 | Acessos: 1402

Cerimônia realizada na manhã de sexta-feira, 17 de outubro, marcou a comemoração dos 10 anos de existência do curso Técnico em Biblioteconomia no IFRS - Câmpus Porto Alegre.

O evento contou com a participação de autoridades representantes dos conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia (CFB e CRB10), alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, técnicos em biblioteconomia egressos do curso e bibliotecários, e demais apoiadores e membros da comunidade, do IFRS e da UFRGS.

O curso Técnico em Biblioteconomia do Câmpus Porto Alegre teve início em 2004, ainda na Escola Técnica da UFRGS, e foi viabilizado na época graças a uma parceria do curso de Biblioteconomia da Fabico/UFRGS com a escola técnica, com o apoio da direção, da comunidade e da sociedade.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do curso, professora Lizandra Estabel, o diretor-geral do Câmpus, professor Paulo Sangoi; a presidente do CFB, Regina Souza; o deputado federal autor do projeto de lei do Técnico em Biblioteconomia, José Stédile; a professora da Fabico/UFGRS e conselheira do CFB, Eliane Moro; a professora homenageada pela criação do curso, Iara Neves; a presidente do CRB10, Ângela Miranda; a bibliotecária e vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchionna.

Logo após as falas dos integrantes da mesa, o público pode participar de um momento cultural: uma contação de histórias ministrada pelas técnicas em biblioteconomia egressas do câmpus, Alessandra Cantoni e Giovanna Niehues.

As atividades na sequência apresentaram dois painéis, um deles intitulado “Protagonistas da Biblioteca: bibliotecários de destaque na parceria com os técnicos em biblioteconomia”, mediada pela professora Eliane Moro, com a participação dos bibliotecários Filipe da Silveira (IFRS), Patrícia Saldanha (Rede Marista) e Tamini Nicoletti (Fundação de Economia e Estatística).

O segundo painel trouxe o tema “Os protagonistas da biblioteca: os técnicos em biblioteconomia”, com os depoimentos das técnicas Ângela Godoy (ex-aluna da primeira turma do curso do câmpus Porto Alegre), Graziele Santorum (tutora do curso EaD do câmpus), Márcia Londero (Biblioteca Central da UFRGS), e Silvana Silva (Colégio Murialdo), tendo como mediadora a professora Magali Lippert.

Após as apresentações, ocorreu um momento de homenagens às pessoas e instituições parceiras que colaboraram durante os 10 anos do curso Técnico em Biblioteconomia.

Galeria de fotos:

IMG_0115 IMG_0198