Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Editais

  • O Edital nº 24/2019 que torna pública a abertura de processo de transferência interna e externa para cursos técnicos e superiores do IFRS - Campus Porto Alegre foi divulgado na quinta-feira, dia 02 de maio.

    São diversas vagas distribuídas entre cursos superiores de Tecnologia e de Licenciatura e cursos técnicos subsequentes, todos gratuitos, com início das aulas no segundo semestre de 2019.

    As inscrições deverão ser realizadas no setor de Protocolo do IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente 281, recepção do 8º andar, bairro Centro, Porto Alegre - RS), no período de 23 a 29 de maio de 2019, das 10h às 19h, mediante abertura de processo a partir da entrega de documentação constante nos itens 3.2 e 3.3 do referido edital.

    Acesse nos arquivos o Edital contendo mais informações sobre o processo de transferência.

  • Foi lançado nesta terça-feira, 14 de maio, o edital 25/2019, que visa à recomposição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Porto Alegre do IFRS.

    Os interessados em se candidatar devem realizar sua inscrição no período de 14 a 24 de maio de 2019, na Diretoria de Extensão (8º andar, Sala 829, Torre Norte), das 10h às 20h. Podem se candidatar a compor o NAPNE do Campus Porto Alegre servidores, discentes e seus familiares, estagiários e representantes da comunidade externa.

    NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é um núcleo propositivo e consultivo que media a educação inclusiva no Campus Porto Alegre. Tem por finalidade incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional e profissionalizante das pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como colaborar no desenvolvimento de parcerias com instituições que atuem com interesse na educação, atuação e inclusão desses sujeitos.

    Mais informações no Edital:

     

  • O IFRS - Campus Porto Alegre divulga edital de inscrições para Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Substituto de ensino básico, técnico e tecnológico na Área de Geografia e Geoprocessamento. O edital nº 26/2019 foi lançado nesta sexta-feira, 31 de maio.

    As inscrições vão de 31/05/2019 a 13/06/2019, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS.

    Mais informações no Edital nº 26/2019 e anexos publicados a seguir: 

  • O IFRS - Campus Porto Alegre publicou no dia 31/05/2019 o Edital Campus Porto Alegre nº 27/2019 - Seleção de Bolsistas de Ensino 2019, complementar ao Edital IFRS nº 82/2018 - Bolsas de Ensino 2019.

    período de inscrição dos candidatos às bolsas junto aos coordenadores dos projetos é de 31/05/2019 a 04/06/2019. Para se inscrever o(a) estudante candidato(a) à bolsa de ensino deverá enviar um e-mail para o(a) coordenador(a) do projeto, solicitando a inscrição para a seleção de bolsistas. No assunto do e-mail, o(a) candidato(a) deve escrever “inscrição para Seleção de Bolsistas de Ensino – Projeto nome do projeto”.

    As informações sobre programas/ projetos de ensino, sobre o número de bolsas, carga horária semanal, vigência, requisitos, critérios e procedimentos para seleção, bem como local, datae horário da seleção constam no ANEXO I do edital.

    A vigência das bolsas será dentro do período de 11/06/2019 a 31/12/2019.

    Mais informações no Edital e demais documentos publicados abaixo:

  • Foi lançado no dia 03 de junho o Edital Campus Porto Alegre nº 28/2019, complementar ao Edital Campus Porto Alegre nº 25/2019, que visa à recomposição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Porto Alegre do IFRS.

    Os interessados em se candidatar devem realizar sua inscrição no período de 04 a 14 de junho de 2019, na Diretoria de Extensão (8º andar, Sala 829, Torre Norte), das 10h às 20h. Podem se candidatar a compor o NAPNE do Campus Porto Alegre servidores, discentes e seus familiares, estagiários e representantes da comunidade externa.

    NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é um núcleo propositivo e consultivo que media a educação inclusiva no Campus Porto Alegre. Tem por finalidade incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional e profissionalizante das pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como colaborar no desenvolvimento de parcerias com instituições que atuem com interesse na educação, atuação e inclusão desses sujeitos.

    Mais informações no Edital:

     

  • O IFRS – Campus Porto Alegre publicou no dia 07 de junho de 2019, o Edital nº 29/2019, de abertura de processo de seleção de estudantes bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) deste campus.

    São oferecidas três vagas para bolsistas de iniciação à docência em Núcleo de Iniciação à Docência Multidisciplinar nas disciplinas de Ciências, Biologia e Química com atuação em escolas localizadas no município de Porto Alegre/RS.

    As inscrições serão realizadas de 10 a 13 de junho de 2019, das 10h às 17h , diretamente no Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS). Os candidatos deverão entregar a documentação no setor de Protocolo (8º andar, torre Norte).  

    Confira o edital e demais publicações relativas ao processo de seleção nos links abaixo.  

  • Foi divulgado no dia 11 de junho de 2019 o Edital Campus Porto Alegre nº 30/2019, de abertura do processo eleitoral para escolha de representantes da comunidade acadêmica do Campus Porto Alegre do IFRS para a Comissão Própria de Avaliação Local (CPA Local).

    Serão eleitos três membros titulares e um suplente de cada segmento que compõe a comunidade acadêmica do campus - discente, docente e técnico-administrativo. Cada segmento elegerá seus representantes, titular e suplente, para a CPA Local. Os mandatos dos candidatos eleitos serão de três anos, a contar das datas das respectivas posses.

    As inscrições de candidaturas ocorrem entre os dias 17 e 21 de junho de 2019(*), por meio do envio do formulário de inscrição (Anexo I do edital) e documentos comprobatórios solicitados, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    A votação será realizada através do sistema de urna virtual, acessando o endereço http://urnavirtual.poa.ifrs.edu.br, no dia 03 de julho de 2019, das 8h às 23h59min.(**)

    Entre as atribuições da CPA-Local estão:

    • Mobilizar a participação na comunidade interna e externa do processo de avaliação institucional;
    • Implementar e coordenar o processo de auto-avaliação da Instituição (Campus), de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES;
    • Coordenar e organizar a aplicação dos instrumentos de avaliação em seu campus;
    • Organizar relatório parcial de auto-avaliação institucional;
    • Promover eventos avaliativos para sensibilização e divulgação do processo e resultados da auto-avaliação;
    • Proceder devolução dos resultados aos sujeitos envolvidos no processo de avaliação;
    • Sugerir propostas de desenvolvimento institucional, articulando ao planejamento de gestão;
    • Manter arquivo das atividades realizadas.

    Saiba mais sobre a avaliação institucional e o trabalho da CPA no link: http://www.poa.ifrs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2920&Itemid=634

    Acesse abaixo o edital completo e demais documentos do processo eleitoral.

    (*) Período alterado pela Retificação nº 01, de 12/06/2019.
    (**) Data alterada pela Retificação nº 02, de 02/07/2019.

  • O IFRS - Campus Porto Alegre divulga edital de inscrições para Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Substituto de ensino básico, técnico e tecnológico na Área de Administração. O edital nº 31/2019 foi lançado nesta segunda-feira, 17 de junho.

    As inscrições vão de 17/06/2019 a 01/07/2019*, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas, sala 914 (9º andar) do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS.

    Mais informações no Edital nº 31/2019 e anexos publicados a seguir: 

     

    Exceto o dia 21/06/2019, recesso escolar.

  • O IFRS - Campus Porto Alegre divulga que estão abertas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Substituto de ensino básico, técnico e tecnológico na Área de Informática. O edital nº 32/2019 foi lançado nesta quarta-feira, 26 de junho.

    As inscrições vão de 27/06/2019 a 10/07/2019, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas, sala 914 (9º andar) do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS.

    Mais informações no Edital nº 32/2019 e anexos publicados a seguir: 

     

  • Inscrições prorrogadas até o dia 19/07/2019


    Foi publicado no dia 26 de junho de 2016 o Edital Campus Porto Alegre nº 33/2019, que visa selecionar projetos de empreendimentos inovadores para pré-aceleração na Estação de Lançamento (ELAN): Laboratório de Desenvolvimento de Startups.

    A Estação de Lançamento é um Habitat de Inovação e Empreendedorismo sediado no IFRS Campus Porto Alegre. Trata-se de um programa de Extensão que tem por objetivo estimular a criação e dar suporte ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores. As modalidades de programa oferecidas pela Estação de Lançamento são: pré-aceleração e Incubação.

    Serão disponibilizadas 10 vagas para projetos a serem Pré-Acelerados. As inscrições para o edital ocorrem de 03/07/2019 à12/07/2019  19/07/2019.

    Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital e os demais documentos publicados abaixo.

     

    Leia também:

    Programa "Estação de Lançamento: Laboratório de Criação de Startups" será inaugurado dia 29/05 no Campus Porto Alegre

  • Foi divulgado na terça-feira, 28/08/2018, pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IFRS e pela Direção do Campus Porto Alegre, o Edital nº 50/2018, que torna pública a abertura de inscrições para solicitação de afastamento com substituição de docentes deste campus a fim de participar em programa de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado.

    A finalidade é estabelecer uma lista classificatória elaborada conforme a Instrução Normativa Nº 02, de 24 de agosto de 2018, amparada pela Lei 12772/2012 e a Lei 8112/1990, para preenchimento de vagas para afastamento existentes e/ou que venham a existir, dentro do prazo de validade do edital

    As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no período de 28 de agosto a 12 de setembro de 2018, de 2ª a 6ª feira, das 09h às 17h na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Campus (9º andar – torre Norte).

    Para mais informações, acesse abaixo o edital na íntegra:

    Edital nº 50/2018 – Afastamento com substituição de docentes para capacitação/qualificação em programas de pós-graduação stricto sensue pós-doutorado

     

  •  

    Foi divulgado na terça-feira, 11 de setembro de 2018, o Edital nº 52/2018, de abertura do processo eleitoral complementar para escolha de representantes da comunidade acadêmica do Campus Porto Alegre do IFRS  nas comissões permanentes por vacância.

    As vagas remanescentes em disputa são as seguintes:

    • Para a Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE): 03 (três) representantes titulares do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes; 03 (três) representantes titulares do segmento discente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes;
    • Para a Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE): 01 (um/a) representante titular do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seu(sua) respectivo(a) suplente; 02 (dois/duas) representantes titulares do segmento docente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes;
    • Para a Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI): 02 (dois/duas) representantes titulares do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes; 03 (três) representantes titulares do segmento discente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes.

    Conforme estabelecem o Regimento dos campi do IFRS e o Regimento Complementar do Campus Porto Alegre, cada segmento que compõe a comunidade acadêmica do campus - discente, docente e técnico-administrativo - elegerá seus representantes para as comissões permanentes. Os mandatos de docentes e técnico administrativos serão de dois (02) anos e o mandato dos discentes será de um (01) ano, a contar das datas das respectivas posses. As demais vagas já foram ocupadas com a homologação do resultado final da eleição regida pelo Edital nº 42/2018.

    As inscrições das chapas ocorrem entre os dias 12 de setembro a 19 de setembro de 2018, até às 23h59, por meio do envio da(s) ficha(s) de inscrição (Anexos I a III do edital)  para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A votação está marcada para acontecer no dia 03 de outubro de 2018, e será realizada através do sistema de urna virtual, acessando o endereço http://urnavirtual.poa.ifrs.edu.br

     

    Leia mais: Processo eleitoral para escolha de representantes para o Conselho de Campus (CONCAMP) e Comissões Permanentes do campus: publicados resultados finais

  • O Campus Porto Alegre do IFRS lançou na sexta-feira, 14/09/2018,  o Edital nº 53/2018 - Seleção de Bolsistas de Ensino 2018/2, complementar ao Edital PROEN/IFRS n° 80/2017 – Bolsas de Ensino 2018.

    O período de inscrição dos candidatos à bolsa é de 14 a 17/09/2018. A vigência da bolsa será de 24/09/2018 a 31/12/2018.

    O edital tem como objetivos selecionar estudante para atuar como bolsista em programa/projeto de ensino contemplado com bolsa de ensino no Edital PROEN/IFRS nº 080/2017 - Bolsas de Ensino, e fomentar o desenvolvimento de programas e projetos de ensino, no âmbito das comunidades de abrangência do campus, por meio da concessão de bolsas aos estudantes regularmente matriculados no IFRS.

    São requisitos para o estudante candidato à bolsa, ser aluno(a) matriculado(a) no curso Técnico em Panificação  e possuir disponibilidade de horário.

    Confira o edital e demais publicações abaixo:

     

     

  • O Edital nº 54/2018 que torna pública a abertura do processo de transferência foi divulgado na segunda-feira, dia 1º de outubro.

    São diversas vagas distribuídas entre cursos superiores de Tecnologia e de Licenciatura e cursos técnicos subsequentes, todos gratuitos, com início das aulas no primeiro semestre de 2019.

    As inscrições deverão ser realizadas no setor de Protocolo do IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente 281, recepção do 8º andar, bairro Centro, Porto Alegre - RS), no período de 24 a 31 de outubro de 2018, das 10h às 19h, mediante abertura de processo a partir da entrega de documentação constante nos itens 3.2 e 3.3 do referido edital.

    Acesse o Edital contendo mais informações sobre o processo de transferência.

  • O IFRS - Campus Porto Alegre lançou na segunda-feira, 22/10/2018, edital para seleção de bolsistas para atuação em ações universais de Assistência Estudantil. 

    As ações universais às quais se refere o presente edital são aquelas descritas na Instrução Normativa PROEN nº 06, de 17 de maio de 2018 (http://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/08/in-01-2017.pdf): “Ações Universais (AU) – Oferecem projetos e ações de acordo com as áreas descritas no PNAES, conforme as demandas levantadas pelo campus e analisadas pelas Comissões de Assistência Estudantil, para todos os estudantes, sem distinções socioeconômicas e em conformidade e com a Política de Assistência Estudantil do IFRS.”

    O presente edital visa a seleção de 02 (dois/duas) bolsistas para auxiliarem na execução de Ações Universais de Assistência Estudantil,  no Eixo X do PNAES (Decreto nº 7.234/2010) que abrange o "acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação". São requisitos para o(a) estudante candidato(a) à bolsa, dentre outros, estar matriculado(a) e frequentando um dos cursos regulares do Campus Porto Alegre do IFRS e ter disponibilidade no turno da tarde. O valor mensal da bolsa será de R$ 750,00 e a vigência da bolsa será de 31/10/2018 a 31/12/2018.

    O período de inscrição dos candidatos à bolsa vai de 22/10/2018 a 25/10/2018. A inscrição deverá ser realizada via e-mail, conforme descrito no item 7 do Edital.

    Esclarecimentos adicionais sobre este edital podem ser obtidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente na sala 423 (torre norte) do Campus Porto Alegre.

     

    Confira abaixo a íntegra do edital e demais documentos do processo seletivo:

     

  • Foi publicado no dia 24/10/2018 o Edital nº 56/2018, de chamamento público para credenciamento de interessados em expor e comercializar produtos de artesanato e outros artigosno 2º Seminário Saindo das Caixas do IFRS Campus Porto Alegre.

    O seminário será realizado nas dependências do Campus Porto Alegre, nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, discutindo os temas de gênero, sexualidade, identidade, relações étnico-raciais e suas expressões linguísticas e culturais. Trazendo palestras, rodas de conversa, oficinas artísticas e apresentações de trabalhos, o Saindo das Caixas promoverá a discussão de de questões referentes às Ações Afirmativas em suas diversas manifestações.

    Dentre as atrações do seminário está a Feira Saindo das Caixas 2018. Para ela poderão candidatar-se expositores(as) integrantes da comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos, profissionais terceirizados), pessoas/entidades vinculadas aos projetos de extensão e pesquisa do IFRS, participantes de projetos sociais, cooperativas, ONGs, OSCIPs e artesãos/artesãs. Os(as) expositores(as) poderão comercializar, os seguintes tipos de produtos:

    a) objetos de decoração e/ou utilitários, acessórios, arte e artesanato em geral, produzidos por si, por familiares ou por terceiros;

    b) livros, CDs, DVDs e similares, recicláveis;

    c) artigos de vestimenta e produtos não comestíveis cujo resultado das vendas seja revertido para apoio a instituições, organizações ou causas sociais.

    d) artes gráficas, fotografias, objetos cerâmicos e outras produções artísticas de produção pessoal, coletiva ou vinculadas a ações e projetos sociais.

    As inscrições para credenciamento poderão ser feitas entre os dias 24 e 28 de outubro de 2018, a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição para ExpositoresMais informações podem ser conferidas no edital publicado abaixo.

    Também estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos, acadêmicos ou não, referentes ao tema do evento. Para se inscrever o(a) interessado(a) deverá preencher o seguinte Formulário de Inscrição para Apresentação de Trabalho.

    Para mais Informações entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

  • Inscrições entre  os dias 26 e 31 de outubro de 2018 em Inscrições para Servidores - PS IFRS 2019/1 


    Foi publicado no dia 25/10 o Edital nº 57/2018, que abre as inscrições para a seleção de servidores  para atuarem como fiscais no Processo Seletivo de Estudantes 2019/1 do IFRS.

    Poderão se cadastrar para participar do sorteio de seleção de fiscais os servidores do Quadro Permanente do IFRS em efetivo exercício com, no mínimo, o Ensino Médio Concluído.

    As inscrições estão abertas das 17h do dia 26 de outubro de 2018 às 10h do dia 31 de outubro de 2018, via Internet, no endereço:

    https://sistemas.ifrs.edu.br/ingresso/fiscal/inscricao/processo_seletivo_201901

    Outras informações podem ser acessadas no Edital publicado abaixo. 

  • O IFRS - Campus Porto Alegre abriu Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Substituto de ensino básico, técnico e tecnológico na área de Informática/Programação e Análise. O Edital 58/2018 foi lançado no dia 29/10. A formação exigida é graduação em Informática, Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas ou cursos da área de Informática.

    As inscrições vão de 29 de outubro a 12 de novembro de 2018, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

    Mais informações no Edital nº 58/2018 e anexos publicados a seguir:

  • O IFRS – Campus Porto Alegre publicou na segunda-feira, 29 de outubro de 2018, o Edital nº 59/2018, e abertura de processo de seleção de estudante bolsista para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) deste campus.

    É oferecida 01 (uma) vaga para bolsista de iniciação à docência em Núcleo de Iniciação à Docência Multidisciplinar nas disciplinas de Ciências, Biologia e Química com atuação em escolas localizadas no município de Porto Alegre/RS.

    As inscrições serão realizadas de 30 de outubro a 05 de novembro de 2018, das 10h às 17h , diretamente no Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS). Os candidatos deverão entregar a documentação no setor de Protocolo (8º andar, torre Norte).  

    **ATENÇÃO**

    Alterado o cronograma do Edital nº 59/2018.

    Confira o edital e demais publicações relativas ao processo de seleção nos links abaixo.  

  • Foram divulgados no dia 20 de dezembro de 2018 os resultados finais das seleções de professores substitutos para as áreas de Biblioteconomiae de Música. Veja as publicações abaixo.


    O IFRS - Campus Porto Alegre abriu inscrições para Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professores Substitutos de ensino básico, técnico e tecnológico nas Áreas/Disciplinas de Música/Violão - Ensino e Aprendizagem do Violão, e de Biblioteconomia - Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos. O edital 60/2018 foi lançado nesta segunda-feira, 19 de novembro.

    As inscrições vão de 19 a 30 de novembro de 2018, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS.

    Mais informações no Edital nº 60/2018 e anexos publicados a seguir: 

Fim do conteúdo da página