Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Editais

  • 1

     

    Foi divulgado na terça-feira, 11 de setembro de 2018, o Edital nº 52/2018, de abertura do processo eleitoral complementar para escolha de representantes da comunidade acadêmica do Campus Porto Alegre do IFRS  nas comissões permanentes por vacância.

    As vagas remanescentes em disputa são as seguintes:

    • Para a Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE): 03 (três) representantes titulares do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes; 03 (três) representantes titulares do segmento discente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes;
    • Para a Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE): 01 (um/a) representante titular do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seu(sua) respectivo(a) suplente; 02 (dois/duas) representantes titulares do segmento docente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes;
    • Para a Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI): 02 (dois/duas) representantes titulares do segmento técnico-administrativo em educação do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes; 03 (três) representantes titulares do segmento discente do Campus Porto Alegre, com seus(suas) respectivos(as) suplentes.

    Conforme estabelecem o Regimento dos campi do IFRS e o Regimento Complementar do Campus Porto Alegre, cada segmento que compõe a comunidade acadêmica do campus - discente, docente e técnico-administrativo - elegerá seus representantes para as comissões permanentes. Os mandatos de docentes e técnico administrativos serão de dois (02) anos e o mandato dos discentes será de um (01) ano, a contar das datas das respectivas posses. As demais vagas já foram ocupadas com a homologação do resultado final da eleição regida pelo Edital nº 42/2018.

    As inscrições das chapas ocorrem entre os dias 12 de setembro a 19 de setembro de 2018, até às 23h59, por meio do envio da(s) ficha(s) de inscrição (Anexos I a III do edital)  para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A votação está marcada para acontecer no dia 03 de outubro de 2018, e será realizada através do sistema de urna virtual, acessando o endereço http://urnavirtual.poa.ifrs.edu.br

     

    Leia mais: Processo eleitoral para escolha de representantes para o Conselho de Campus (CONCAMP) e Comissões Permanentes do campus: publicados resultados finais

  • 1

    O Campus Porto Alegre do IFRS lançou na sexta-feira, 14/09/2018,  o Edital nº 53/2018 - Seleção de Bolsistas de Ensino 2018/2, complementar ao Edital PROEN/IFRS n° 80/2017 – Bolsas de Ensino 2018.

    O período de inscrição dos candidatos à bolsa é de 14 a 17/09/2018. A vigência da bolsa será de 24/09/2018 a 31/12/2018.

    O edital tem como objetivos selecionar estudante para atuar como bolsista em programa/projeto de ensino contemplado com bolsa de ensino no Edital PROEN/IFRS nº 080/2017 - Bolsas de Ensino, e fomentar o desenvolvimento de programas e projetos de ensino, no âmbito das comunidades de abrangência do campus, por meio da concessão de bolsas aos estudantes regularmente matriculados no IFRS.

    São requisitos para o estudante candidato à bolsa, ser aluno(a) matriculado(a) no curso Técnico em Panificação  e possuir disponibilidade de horário.

    Confira o edital e demais publicações abaixo:

     

     

  • 1

    O Edital nº 54/2018 que torna pública a abertura do processo de transferência foi divulgado na segunda-feira, dia 1º de outubro.

    São diversas vagas distribuídas entre cursos superiores de Tecnologia e de Licenciatura e cursos técnicos subsequentes, todos gratuitos, com início das aulas no primeiro semestre de 2019.

    As inscrições deverão ser realizadas no setor de Protocolo do IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente 281, recepção do 8º andar, bairro Centro, Porto Alegre - RS), no período de 24 a 31 de outubro de 2018, das 10h às 19h, mediante abertura de processo a partir da entrega de documentação constante nos itens 3.2 e 3.3 do referido edital.

    Acesse o Edital contendo mais informações sobre o processo de transferência.

  • 1

    O IFRS - Campus Porto Alegre lançou na segunda-feira, 22/10/2018, edital para seleção de bolsistas para atuação em ações universais de Assistência Estudantil. 

    As ações universais às quais se refere o presente edital são aquelas descritas na Instrução Normativa PROEN nº 06, de 17 de maio de 2018 (http://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/08/in-01-2017.pdf): “Ações Universais (AU) – Oferecem projetos e ações de acordo com as áreas descritas no PNAES, conforme as demandas levantadas pelo campus e analisadas pelas Comissões de Assistência Estudantil, para todos os estudantes, sem distinções socioeconômicas e em conformidade e com a Política de Assistência Estudantil do IFRS.”

    O presente edital visa a seleção de 02 (dois/duas) bolsistas para auxiliarem na execução de Ações Universais de Assistência Estudantil,  no Eixo X do PNAES (Decreto nº 7.234/2010) que abrange o "acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação". São requisitos para o(a) estudante candidato(a) à bolsa, dentre outros, estar matriculado(a) e frequentando um dos cursos regulares do Campus Porto Alegre do IFRS e ter disponibilidade no turno da tarde. O valor mensal da bolsa será de R$ 750,00 e a vigência da bolsa será de 31/10/2018 a 31/12/2018.

    O período de inscrição dos candidatos à bolsa vai de 22/10/2018 a 25/10/2018. A inscrição deverá ser realizada via e-mail, conforme descrito no item 7 do Edital.

    Esclarecimentos adicionais sobre este edital podem ser obtidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente na sala 423 (torre norte) do Campus Porto Alegre.

     

    Confira abaixo a íntegra do edital e demais documentos do processo seletivo:

     

  • 1

    Foi publicado no dia 24/10/2018 o Edital nº 56/2018, de chamamento público para credenciamento de interessados em expor e comercializar produtos de artesanato e outros artigosno 2º Seminário Saindo das Caixas do IFRS Campus Porto Alegre.

    O seminário será realizado nas dependências do Campus Porto Alegre, nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, discutindo os temas de gênero, sexualidade, identidade, relações étnico-raciais e suas expressões linguísticas e culturais. Trazendo palestras, rodas de conversa, oficinas artísticas e apresentações de trabalhos, o Saindo das Caixas promoverá a discussão de de questões referentes às Ações Afirmativas em suas diversas manifestações.

    Dentre as atrações do seminário está a Feira Saindo das Caixas 2018. Para ela poderão candidatar-se expositores(as) integrantes da comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos, profissionais terceirizados), pessoas/entidades vinculadas aos projetos de extensão e pesquisa do IFRS, participantes de projetos sociais, cooperativas, ONGs, OSCIPs e artesãos/artesãs. Os(as) expositores(as) poderão comercializar, os seguintes tipos de produtos:

    a) objetos de decoração e/ou utilitários, acessórios, arte e artesanato em geral, produzidos por si, por familiares ou por terceiros;

    b) livros, CDs, DVDs e similares, recicláveis;

    c) artigos de vestimenta e produtos não comestíveis cujo resultado das vendas seja revertido para apoio a instituições, organizações ou causas sociais.

    d) artes gráficas, fotografias, objetos cerâmicos e outras produções artísticas de produção pessoal, coletiva ou vinculadas a ações e projetos sociais.

    As inscrições para credenciamento poderão ser feitas entre os dias 24 e 28 de outubro de 2018, a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição para ExpositoresMais informações podem ser conferidas no edital publicado abaixo.

    Também estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos, acadêmicos ou não, referentes ao tema do evento. Para se inscrever o(a) interessado(a) deverá preencher o seguinte Formulário de Inscrição para Apresentação de Trabalho.

    Para mais Informações entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

  • 1

    Inscrições entre  os dias 26 e 31 de outubro de 2018 em Inscrições para Servidores - PS IFRS 2019/1 


    Foi publicado no dia 25/10 o Edital nº 57/2018, que abre as inscrições para a seleção de servidores  para atuarem como fiscais no Processo Seletivo de Estudantes 2019/1 do IFRS.

    Poderão se cadastrar para participar do sorteio de seleção de fiscais os servidores do Quadro Permanente do IFRS em efetivo exercício com, no mínimo, o Ensino Médio Concluído.

    As inscrições estão abertas das 17h do dia 26 de outubro de 2018 às 10h do dia 31 de outubro de 2018, via Internet, no endereço:

    https://sistemas.ifrs.edu.br/ingresso/fiscal/inscricao/processo_seletivo_201901

    Outras informações podem ser acessadas no Edital publicado abaixo. 

  • 1

    O IFRS - Campus Porto Alegre abriu Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Substituto de ensino básico, técnico e tecnológico na área de Informática/Programação e Análise. O Edital 58/2018 foi lançado no dia 29/10. A formação exigida é graduação em Informática, Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas ou cursos da área de Informática.

    As inscrições vão de 29 de outubro a 12 de novembro de 2018, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

    Mais informações no Edital nº 58/2018 e anexos publicados a seguir:

  • 1

    O IFRS – Campus Porto Alegre publicou na segunda-feira, 29 de outubro de 2018, o Edital nº 59/2018, e abertura de processo de seleção de estudante bolsista para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) deste campus.

    É oferecida 01 (uma) vaga para bolsista de iniciação à docência em Núcleo de Iniciação à Docência Multidisciplinar nas disciplinas de Ciências, Biologia e Química com atuação em escolas localizadas no município de Porto Alegre/RS.

    As inscrições serão realizadas de 30 de outubro a 05 de novembro de 2018, das 10h às 17h , diretamente no Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS). Os candidatos deverão entregar a documentação no setor de Protocolo (8º andar, torre Norte).  

    **ATENÇÃO**

    Alterado o cronograma do Edital nº 59/2018.

    Confira o edital e demais publicações relativas ao processo de seleção nos links abaixo.  

  • 1

    Foram divulgados no dia 20 de dezembro de 2018 os resultados finais das seleções de professores substitutos para as áreas de Biblioteconomiae de Música. Veja as publicações abaixo.


    O IFRS - Campus Porto Alegre abriu inscrições para Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação por tempo determinado de Professores Substitutos de ensino básico, técnico e tecnológico nas Áreas/Disciplinas de Música/Violão - Ensino e Aprendizagem do Violão, e de Biblioteconomia - Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos. O edital 60/2018 foi lançado nesta segunda-feira, 19 de novembro.

    As inscrições vão de 19 a 30 de novembro de 2018, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, por meio da entrega da documentação constante no item 4.6 do Edital, na Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizado na rua Cel. Vicente, n° 281, Sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre, RS.

    Mais informações no Edital nº 60/2018 e anexos publicados a seguir: 

  • 1

    O IFRS - Campus Porto Alegre divulgou na segunda-feira, dia 03 de dezembro, o Edital nº 62/2018, que torna pública abertura do processo de Ingresso de Diplomado para os cursos de nível Superior e cursos de nível Técnico subsequente. As inscrições ocorrem de 03 a 10 de dezembro de 2018.

    Conforme Resolução nº 086/2017 – Organização Didática do IFRS, entende-se por Ingresso de Diplomado o processo em que o portador de diploma de curso superior ou curso técnico de nível médio subsequente, válido na forma da lei ou regularmente reconhecido, formaliza a solicitação de matrícula em um dos cursos do IFRS.

    Assim, de acordo com a nova organização didática do IFRS, que passou a valer 17 em outubro de 2017, além de graduados em cursos superiores poderem ingressar em outros cursos de graduação como portador de diploma, pessoas formadas em cursos técnicos subsequentes agora também podem solicitar ingresso como diplomados, desde que em cursos do mesmo nível e modalidade. 

    Acesse nos links anexos o Edital na íntegra, com todas as informações:

     

     

  • 1

    Publicado Resultado Final da 4ª Etapa B das inscrições. Confira abaixo!   


     

    O IFRS - Campus Porto Alegre publicou no dia 07 de dezembro de 2018 o Edital nº 063/2018, de abertura das inscrições para a concessão do Auxílio Permanência e do Auxílio Moradia para estudantes regulares, do Programa de Assistência Estudantil do ano de 2019 do campus . A responsabilidade pelo processo de inscrição, seleção e acompanhamento dos estudantes estará a cargo da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) do Campus Porto Alegre.

    O edital tem por finalidade subsidiar as/os estudantes em despesas relacionadas às questões escolares, de modo a fortalecer suas condições de permanência eêxito, nas atividades acadêmicas do período letivo de 2019. Destina-se a atender a todas/os as/os estudantes do Campus Porto Alegre do IFRS, matriculadas/os nos cursos regulares no período letivo de 2019 – Integrado (PROEJA), Subsequentes e Superiores – que sejam identificadas/os como público prioritário

    O período de inscrições para os semestres 2019/1 e 2019/2 será conforme descrito no item "3.10 Etapas de Inscrições".

    Acompanhe todas as informações no edital e anexos publicados a seguir.

  • 1

    Foi publicado na quinta-feira, 13/12, o Edital nº 64/2018, de abertura de inscrições para seleção de estudante  para atuar como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PROBICT), na modalidade de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Técnico (BICET).

    O presente Edital visa à seleção de bolsista para atuar em projeto de pesquisa e inovação aprovado no Edital PROPPI 077/2017 - Fomento Interno 2018/2019 e Edital Complementar nº 062/2017. A Bolsa é direcionada a modalidade Bolsa de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Técnico (BICET), destinada aos alunos de cursos técnicos de nível médio do IFRS.

    O valor mensal das Bolsas de Pesquisa (PROBICT), conforme o item 2.1.3 do Edital IFRS nº 077/2017 – Fomento Interno 2018/2019, na modalidade BICET, é de R$ 400,00/mês (quatrocentos reais por mês) para 16 (dezesseis) horas semanais. A vigência da bolsa será de 02 de janeiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2019.

    O pré-requisito  para participar da seleção é estar regularmente matriculado no curso Técnico em Biotecnologia e ter disponibilidade de 16h semanais para dedicação.

    O período de inscrição dos candidatos à bolsa vai de 13 a 17 de dezembro de 2018.

    Mais informações devem ser acessadas no edital disponível no link a seguir:

     

  • 1

    Foi lançado no dia 13/12/2018, o Edital Complementar nº 65/2018 - Bolsas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica e Auxílio Institucional à Produção Científica e/ou Tecnológica (AIPCT), destinado aos projetos de pesquisa e inovação do Campus Porto Alegre do IFRS. Esse edital é vinculado ao Edital PROPPI nº 077/2018 - Fomento Interno 2019/2020.

    A vigência das bolsas será de 01/05/2019 a 29/02/2020. O valor mensal previsto para as bolsas é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para 16 horas semanais, R$ 300,00 (trezentos reais) para 12 horas semanais e R$ 200,00 (duzentos reais) para 8 horas semanais.

    Está previsto R$ 50.178,00 (cinquenta mil cento e setenta oito reais)  destinados às bolsas de pesquisa nas modalidades BICTES e/ou BICET e R$ 33.452,00 (trinta e três mil quatrocentos e cinquenta e dois reais) para o Auxílio Institucional à Produção Científica e/ou Tecnológica (AIPCT). O valor máximo do AIPCT por projeto de pesquisa e inovação será de R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais), respeitando o limite máximo de 50% do valor solicitado para capital.

    Mais informações no Edital e documentos publicados abaixo:

  • 1

    O IFRS - Campus Porto Alegre lançou no dia 17/12/2018, o Edital nº 66/2018, complementar ao Edital IFRS nº 082/2018 - Bolsas de Ensino 2019.

    As propostas de projetos deverão ser encaminhadas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), contendo os documentos especificados no item 7 do Edital IFRS nº 082/2018 – Bolsas de Ensino 2019.

    A vigência das bolsas será dentro do período de 11/04/2019 a 31/12/2019 (nove meses).

    Mais informações no Edital e demais documentos publicados abaixo:

Fim do conteúdo da página