Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > De volta ao formato presencial, MostraPoA encerra com premiação de trabalhos
Início do conteúdo da página

De volta ao formato presencial, MostraPoA encerra com premiação de trabalhos

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 18h11 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h36 | Acessos: 1182

22ª edição do evento teve como tema central “Ensino, Pesquisa e Extensão em diálogo com a comunidade”

A 22ª MostraPoA - Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, fazendo jus ao tema central proposto para a edição deste ano, proporcionou dois dias intensos de pesquisa, ensino e extensão em diálogo com a comunidade, em um espaço de compartilhamento de saberes e divulgação dos conhecimentos produzidos por estudantes e servidores de diferentes campi do IFRS e de outras instituições de Ensino Técnico e Superior. 

Após três anos, o evento voltou a ocorrer presencialmente – o último, a 20ª MostraPoA, aconteceu em 2019. Com a chegada da pandemia de Covid-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais em todo o IFRS, em 2020 não houve MostraPOA. Já em 2021, foi realizada a 21ª MostraPoA, de modo remoto e integrada à I Mostra Metropolitana do IFRS.

Realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, a edição deste ano teve 96 trabalhos homologados para apresentação, em forma de relatos de pesquisa, ensino e extensão, bem como indissociáveis – que englobam as três dimensões. Foram 63 trabalhos na modalidade Oral e 33 na modalidade Pôster, desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado, e distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Participaram, nos dois dias do evento, mais de 500 pessoas, entre apresentadores, autores, orientadores e ouvintes, além de voluntários, avaliadores e palestrantes que circularam pelo campus.

A mostra, que ocorreu nas dependências do Campus Porto Alegre, teve início na manhã de quarta-feira, dia 19, e encerrou na noite de quinta-feira, dia 20. A solenidade de premiação dos trabalhos que tiveram destaque no evento ocorreu no dia 20, logo após a palestra de encerramento, às 20h30min, no auditório Rui Cruse, andar térreo (Torre Norte). A lista de premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, na página do evento.

 

Oportunidade de dialogar com a comunidade sobre Ensino, Pesquisa e Extensão

A cerimônia de abertura da Mostra foi realizada no dia 19, às 9h, no auditório 923 da Torre Sul, com a presença do chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos do IFRS, Anderson Yanzer, representando a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e a reitoria do IFRS; do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Fabrício Sobrosa Affeldt; do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus e presidente da Comissão Organizadora da 22ª MostraPoA, Marcelo Mallet Siqueira Campos; e das diretoras de Extensão, Helen Scorsatto Ortiz, e de Ensino, Márcia Bündchen, do Campus Porto Alegre.

Logo após as falas dos componentes da mesa, aconteceu a palestra de abertura intitulada "Ensino, Pesquisa e Extensão: diálogos de (in)dependência", ministrada pelo professor Dr. Igor Salomão Teixeira (UFRGS), e mediada pelo professor Denírio Marques (IFRS - Campus Porto Alegre). Tanto as falas de abertura como a palestra foram traduzidas simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelas tradutoras/intérpretes do campus. 

Na parte da tarde, às 13h30min, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Campus, estando as apresentações Orais nas salas de aula do 2º andar da Torre Norte, e as apresentações em pôster, no espaço do átrio, andar térreo.

 

Durante os horários das sessões de trabalhos, entre a tarde da quarta-feira até início da noite de quinta-feira, o público teve a oportunidade de prestigiar e participar também de variadas atividades paralelas, como palestras, oficinas e visitação a espaços como do curso Técnico em Biotecnologia, do projeto Jardim Sensorial, do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes/Gestão Ambiental e de núcleos do Campus: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Núcleo de Memória (NuMem).

 

Na tarde de quarta-feira, aconteceu a Oficina "Diálogo com a CPA: compreendendo a avaliação institucional”, e no início da noite houve momento cultural com um mini recital de música do curso Técnico em Instrumento Musical. Na sequência da noite, ocorreram as oficinas "Genial.ly: Aprendendo a Criar Conteúdos Interativos" e oficina de Percussão.

 

Já na quinta-feira, pela manhã, paralelamente às sessões de trabalhos, foram ofertadas as oficinas "ABNT para Trabalhos Acadêmicos", no laboratório 213, e Oficina de Solos, no laboratório 617. Também ocorreram a apresentação da ONG Misturaí e seus projetos, no auditório Rui Cruse, e uma roda de conversa dos Núcleos do Campus, na sala 206.

Na quinta à tarde, foram oferecidas diversas oficinas: Aplicativos de Produtividade no Celular; Currículo Lattes, mas não morde! Venha cadastrar o seu!; Oficina de Análise de Dados; Oficina de Escrita Criativa e Colaborativa; e Infográficos: criatividade e aprendizagem.

Após a última sessão de trabalhos e antes da palestra de encerramento e cerimônia de premiação, houve um momento de atividade física, no átrio - o Campus em movimento: apresentação e atividades do projeto "Mais movimento, mais saúde", coordenado pela professora de educação física d campus, Cíntia Stocchero.   

 

Em seguida, no auditório Rui Cruse, foi realizada a palestra de encerramento do evento, intitulada "Cooperativismo e economia solidária", com Nelsa Nespolo apresentando o caso de sucesso da Cooperativa Central Justa Trama, a maior cadeia produtiva no segmento de confecção da economia solidária (conheça mais no site justatrama.com.br). Na sequência, as falas de agradecimento dos integrantes da equipe diretiva do campus e o anúncio dos trabalhos premiados com Destaque na 22ª MostraPoA, fecharam o evento.

 

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 22ª MostraPoA foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento. Vale destacar a atuação fundamental dos cerca de 30 estudantes voluntários que colaboraram para o sucesso do evento.

 


Galeria de fotos: 

Mais fotos do evento estão disponíveis AQUI.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->